quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jorge Amado: Questões

1- Os romances de Jorge Amado têm como espaço o estado da Bahia,local de sua origem.Quanto ao enredo,geralmente ele provém da vivência do escritor  e seu contato com:

a) as camadas populares da Bahia.
b) as camadas elitistas da Bahia.
c) as camadas populares do Rio de Janeiro.
d) as camadas elitistas do Rio de Janeiro.
e) as camadas populares e elitistas da Bahia.

                                        
2- Quanto ao estilo literário de Jorge Amado,pode-se dizer que ele desenvolveu uma arte literária calcada:
a) na erudição,com o uso de termos e expressões poucos populares.
b) na cultura clássica,justificada por sua preocupação em desenvolver uma literatura tradicional.
c) na narrativa oral,na técnica de contador de caso.
d) no formato realista-naturalista,voltado para a comprovação de uma tese científica.
e) no modelo arcádico,primando pela obediência aos preceitos bucólicos.

                       
Carlos Drummond de Andrade

3Refere-se corretamente a Alguma poesia, de Drummond, a seguinte afirmação:

a) A imagem do poeta como gauche revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionado-lhe a comunhão com o mundo exterior.

                             
4- (...) Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
Mal redimidos da noite,
Duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos de aurora.
 
 Em 1945, Carlos Drummond de Andrade escreveu A Rosa do Povo, da qual o fragmento acima faz parte. Nele podemos verificar:
 
a) uma análise do comportamento humano, na relação cidade e campo;
b) apenas uma teoria de sua própria produção poética;
c) uma reflexão sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo;
d) uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo;
e) n.d.a.

                              
Rachel de Queiroz

5-  Leia o trecho abaixo:
 
 "Bem, é verdade que também eu não tenho piedade do meu personagem principal, a nordestina: é um relato que desejo frio. (...) Não se trata apenas da narrativa, é antes de tudo vida primária que respira, respira, respira. (...) Como a nordestina, ha milhares de moças espalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, atrás de balcões trabalhando até a estafa. Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não 
existiriam." (Clarice Lispector)
 
Em uma das alternativas abaixo, há um aspecto do livro de Clarice Lispector, A Hora da Estrela, presente no fragmento acima, que o aproxima do chamado "romance de 30", realizado por escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz:
 
a) A preocupação excessiva com o próprio ato de narrar.
b) O intimismo da narrativa, que ignora os problemas sociais de seus personagens.
c) A construção de personagens que têm sua condição humana degradada por culpa do meio e da opressão.
d) A necessidade de provar que as ações humanas resultam do meio, da raça e do momento.
e) A busca de traços peculiares da Região Nordeste.

 1-E/ 2-C/ 3-B/ 4-E/ 5- C.

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