quinta-feira, 23 de junho de 2011

Exercícios


Modernismo:
362.  De acordo com a trajetória das escolas literárias, pode-se dizer do Modernismo:
I.                 Foi um estilo que mudou radicalmente o cenário da literatura nacional.
II.            O seu estilo deu prosseguimento à evolução literária que até então ocorria.
III.        Foi uma escola transitória, cujas obras literárias mostraram conteúdos efêmeros.
a)  Apenas a afirmação I está correta.
b)  Apenas a afirmação II está correta.
c)   Apenas a afirmação III está correta.
d)  Todas as afirmações estão corretas.
e)  Todas as afirmações estão incorretas.


369.  Todas as atitudes a seguir estão engajadas na chamada pré- história do Modernismo, período compreendido entre os anos de 1902 a 1922, exceto.
a)  Desenvolver uma arte de temática universal, mas de conotação social.
b)  Utilização da vontade de ruptura cultural das vanguardas européias.
c)  Reconhecimento objetivo da realidade nacional, na sequência de atitudes de pré-modernistas.
d)  Enriquecer decisivamente nossa consciência artístico-cultural.
e)  Aproveitamento da informação contida nos movimentos das vanguardas européias, mas não adotá-las como referencial cultural.

 370. O modernismo brasileiro preocupava-se em criar uma arte essencialmente brasileira. Entretanto, alguns dos primeiros escritores desse movimento estético, no Brasil, sofreram influencias:
a)  Do Futurismo.
b)  Do Concretismo.
c)   Do hiper-Realismo
d)  Do Dadaísmo.
e)  Do Surrealismo.

374. Não foi despropositadamente que a Semana da Arte Moderna foi realizada no mesmo ano que se comemorava o centenário da independência brasileira. Nesse sentido, fazem-se as seguintes afirmações:

     I   Ambos os movimentos visavam remodelar o cenário nacional, dando-lhe uma nova configuração.
II   A reforma pretendida pelos dois movimentos objetivava restaurar a política colonial no país.
IV.          A independência, grosso modo, confirmou tendências políticas ao estabelecer a república; a Semana pretendeu uma ruptura literária, em seu sentido lato.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a)  As proposições I, II, III estão corretas.
b)  As proposições II e III estão corretas.
c)   As proposições I e III estão corretas.
d)  As proposições I, II e III estão incorretas.
e)  Apenas a proposição I está correta.


375.  Como todo movimento radical, a Semana de Arte Moderna provocou impactos, exatamente como pretendiam seus idealizadores.
Como o público reagiu a esses impactos ¿

a)  Aceitou plenamente a sugestão de uma mudança radical nas artes.
b)  Manteve-se neutro, não se manifestando a respeito de sua realização.
c)   Apreciou a sugestão de mudança na literatura, mas não a aprovou na pintura.
d)  Mostrou-se indignado com as mudanças sugeridas e com a apresentação dos artistas.
e)  Embora entendesse o motivo das mudanças, não concordava com a forma sugerida.


383 Indique o único autor modernista não participante da Semana de Arte Moderna.
a) Oswaldo de Andrade
b) Mário de Andrade
c) Di Cavalcante
d) Monteiro Lobato
e) Heitor Villa- Lobos


385 Alem da ruptura gramatical, o Modernismo da primeira geração também pregava a ruptura com a literatura formal, principalmente na poesia. Assim, nesse contexto:
a)  os versos poderiam ser elaborados sob inspiração poética, mas deveriam apresentar rimas.
b)  abolia-se a rima, mas a metrificação silábica era imprescindível à poesia.
c)  a poesia podia ser desenvolvida de forma livre, isenta de formalidades e normas poéticas.
d)  os versos deveriam ser dodecassílabos para que a cadência poética fosse evidenciada.
e)  recomendava-se o emprego de redondilhas maiores ou menores, para que o texto ganhasse leveza e agilidade.


394.  A poesia modernista revela:
a)  Nacionalismo crítico.
b)  Valorização do popular.
c)   Versos livres.
d)  Estão corretas as afirmações a e c.
e)  Estão corretas as afirmações a, b e c.


386.  A época da Primeira Geração Moderna foi repleta de descobertas, as quais eram feitas em ritmo acelerado. Um novo panorama era aberto aos olhos estáticos da população, que assistia perplexa, a essa metamorfose de hábitos, costumes e comportamentos.

     Entre os elementos a seguir, assinale o evento que não se sucedeu nesse contexto.
a)  A implementação da máquina e seu constante desenvolvimento
b)  O uso acentuado da eletricidade
c)   A fabricação seriada de automóveis
d)  O impacto da invenção do avião
e)  A agilidade da informação com a invenção do telégrafo


402.  Mário de Andrade desenvolveu diversas habilidades. Foi professor de música, colaborador de várias revistas e jornais, poeta, romancista, crítico literário, crítico musical, ensaísta de arte, folclore, literatura e música, o que lhe permitia discutir vários temas com propriedade. Além disso, desenvolveu seu espírito democrático com sua “Declaração de Princípios”, estabelecendo seu posicionamento político em relação às questões político-sociais do Brasil.
    Sobre a participação do autor na Semana de Arte Moderna, assinale a alternativa correta.
a)  Manteve-se alheio à realização da Semana de Arte Moderna por julgar o movimento inócuo no meio social brasileiro.
b)  Apoiou a participação de literatos brasileiros, incentivando-os, porém absteve-se das polêmicas e discussões a esse respeito.
c)   Foi um dos seus membros e despontou como uma das presenças fundamentais para a realização do evento.
d)  Não se envolveu, preferindo solidarizar-se com Monteiro Lobato, depreciador dessa nova estética.
e)  Embora julgasse imprescindível estampar essa nova tendência artística, optou por manter os ditames do estilo parnasiano.

403.  Assinale o nome da obra de Mário de Andrade que representava uma sátira jocosa de um famoso romance escrito no século XIX.

a)  Macunaíma
b)  Losango cáqui
c)   Paulicéia desvairada
d)  O empalhador de passarinhos
e)  A escrava que não é Isaura



409.  (UEL-PR) Diz Mário de Andrade:
       Geralmente os poetas modernistas escrevem poemas curtos.
     Isso se deve ao fato de que o poema curto, para os modernistas, é:
a)  decorrente da depressão que domina o poeta moderno, por força das realidades hostis que vive e que lhe roubam a faculdade de expressão.
b)  conseqüência de uma época caótica, fragmentária, sobre cujo estado de coisas nada há para ser feito.
c)   Originária da confessada falta de inspiração e mesmo da má vontade dos modernistas da primeira geração em face da poesia.
d)  Uma forma deliberada de ironizar os longos textos poéticos, que se tornaram moda literária a partir do Romantismo.
e)  Resultado inevitável da época: decorrente da própria velocidade da vida moderna.


 Gabarito:

362) A ; 369) A ; 370) A ; 374) E ; 375) D ; 383) D ; 385) C ; 386) E ; 394) E ; 402) C ; 403) E ; 409) E

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