1. A expressão pré-modernismo trás implícita uma significação peculiar, uma vez que o termo “pré” remete a uma situação de anterioridade, dentro do contexto abrangente e múltiplo de sentidos: modernismo, em lato sensu, refere-se á evolução, ao progresso e em stricto sensu, especificamente a um gênero literário que apresenta características próprias e inerentes. Dessa maneira, pode se dizer que, ao usar a expressão:
a) pretende-se ensejar uma definição vaga do movimento que despontava.
b) havia a certeza de que o movimento não teria repercussão.
c) procurava-se refletir as contradições de uma realidade em que varias correntes de pensamento se distinguiam e, ao mesmo tempo se complementavam.
d) rotulou-se um estilo literário e único, reflexo da situação estável que ora existia.
e) tematizou-se o sentimento como a única fonte de inspiração de seus integrantes.
2.Dentre os fatos históricos relacionados a seguir, assinale aquele que não ocorreu no período que compreende o pré-modernismo brasileiro.
a) Revolta da Chibatada.
b) revolta contra a vacina obrigatória.
c) revolução de canudos.
d) greves operárias em São Paulo.
e) revolução constitucionalista.
3. A literatura do Pré-Modernismo brasileiro nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela.
a) descrição e romantização da sociedade rural.
b) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
c) análise e idealização da sociedade urbana.
d) restauração e mitificação da temática histórica.
e) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.
4. Uma atitude comum caracterizada a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como.
a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) a pretensão de dar caráter definitivamente brasileiro a nossa literatura que julgavam demais europeizada.
c) uma preocupação com o estudo e a observação da realidade brasileira.
d) a necessidade de fazer crítica social, já que o Realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
e) o aproveitamento estético do que havia melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.
5. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) a intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) a adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) a expressão de aspectos até então negligenciados a realidade brasileira.
d) a prática de um experimentalismo lingüístico radical.
e) o estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
6. Os sertões, obra prima de Euclides da Cunha, foi desenvolvido em 3 partes distintas. Assinale, a esse respeito, a alternativa que mostra a ordem em que essas partes aparecem no livro.
a) A terra- A lua- O homem
b) A luta- A terra- O homem
c) O homem- A terra- A luta
d) A luta- O homem- A terra
e) A terra- O homem- A luta
7. Obra pré-modernista, eivada de informações históricas e cientificas, primeira interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do sertão. Trata-se de:
a) O Sertanejo, de José de Alencar.
b) Pelo Sertão, de Afonso Arinos.
c) Os Sertões, de Euclides da Cunha.
d) Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa.
e) Sertão, de Coelho Neto.
8. Não acredito que a fusão com espécies radicalmente incapazes resulte uma nação sobre a qual se possa desenvolver a civilização (...) Será sempre uma cultura inferior, civilização de mulatos, eternos escravos em revoltas e quedas.
Esse fragmento retrata a fala de Lentz, personagem do romance que veio da Alemanha para se estabelecer no Brasil. Por meio dela, podemos perceber que se trata de uma .
a) otimista, que revela grande confiança no futuro.
b) alegre, pois suas palavras refletem o pensamento de uma mente jovem e sonhadora.
c) solidária, buscando na harmonia a solidificação de um futuro de paz.
d) indiferente, pois não se mostrava preocupado com as mazelas da sociedade.
9. Quando à noite, o infinito se levanta
À luz do luar, pelos caminhos quedos
Minha tátil intensidade é tanta
Que eu sinto a alma dos Cosmos meus
Nessa estrofe, o uso acentuado da sinestesia evidencia a influência da escola:
a) simbolista
b) parnasiana
c) naturalista
d) romântica
e) arcádica
10. Entre os títulos a seguir, assinale aquele que não faz parte da obra de Lima Barreto.
a) Recordações do escrivão Isaías Caminhas
b) Um certo capitão Rodrigo
c) Triste fim de Policarpo Quaresma
d) Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá
e) Clara dos Anjos
1-D 2-E 3-B 4-C 5-C 6-E 7-C 8-D 9-A 10-B
Melhor verificar o gabarito, especialmente na questão 1
ResponderExcluirQuestão 1 a resposta seria a letra c
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