quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Gaciliamo ramos Infancia:


Graciliamo ramos ao fazer a obra Infância em 1945 acabou fazendo uma auto bibliografia dele mesmo, provando ser possível uma obra juntar tanto elementos sociais quanto pessoais do próprio autor. No livro podemos notar que tem uma elaboração ficcional dos elementos da memória bibliográfica do autor,podendo ate mesmo ser lido como um romance.
Na narrativa de Infância o processo de aprendizagem e amadurecimento interior se passa na criança, Graciliano, principalmente ao aprender a lidar com as dores e perdas.
Um aspecto que notamos a primeiro Mao é a descrição de Graciliano como uma criança oprimida e humilhada, pois é fraco perto dos adultos, mais fortes,para ele quem tem poder naturalmente massacra , humilha.
Com seu pai notamos um ponto de perturbação, o qual se mostra extremamente autoritário, tirano e déspota em muitos momentos, aonde chega a bater no seu filho por achar que este havia sumido seu cinturão.
A situação de constante opressão é a situação do protagonista. Mesmo quando não se faz de forma explicitamente violenta, realiza-se por meio dos risos e gozações extremamente humilhantes. Até seu processo de alfabetização é angustiante. Nasce aqui o escritor pessimista, amargo, desencantado com o mundo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Erico Verissimo: Video

Erico Verissimo - Obra imortal (Marcelo Canellas)



Graciliano Ramos: Videos




Graciliano Ramos - Literatura Sem Bijuterias - Parte 2 - 3




Graciliano Ramos - Literatura Sem Bijuterias - Parte 3 - 3

Jorge Amado : Video


Jorge Amado : O Grande nome da literatura nacional


Jorge Amado nasceu na fazenda Auricídia, em Ferradas, município de Itabuna. Filho do "coronel" João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado, foi para Ilhéus com apenas um ano e lá passou a infância e descobriu as letras. A adolescência ele viveria em Salvador, no contato com aquela vida popular que marcaria sua obra.
Aos 14 anos, começou a participar da vida literária de Salvador, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes, grupo de jovens que (juntamente com os do Arco & Flecha e do Samba) desempenhou importante papel na renovação das letras baianas. Entre 1927 e 1929, foi repórter no "Diário da Bahia", época em que também escreveu na revista literária "A Luva".
Estreou na literatura em 1930, com a publicação (por uma editora carioca) da novela
"Lenita", escrita em colaboração com Dias da Costa e Édison Carneiro. Seus primeiros romances foram "O País do Carnaval" (1931), "Cacau" (1933) e "Suor" (1934).Jorge Amado bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito no Rio de Janeiro (1935), mas nunca exerceria a profissão de advogado. Em 1939, foi redator-chefe da revista "Dom Casmurro". De 1935 a 1944, escreveu os romances "Jubiabá", "Mar Morto", "Capitães de Areia", "Terras do Sem-Fim" e "São Jorge dos Ilhéus".
Em parte devido ao exílio no regime getulista, Jorge Amado viajou pelo mundo e viveu na Argentina e no Uruguai (1941-2) e, depois, em Paris (1948-50) e em Praga (1951-2).
Em abril de 1961, foi eleito para a cadeira número 23 da
Academia Brasileira de Letras (sucedendo a Otávio Mangabeira). Na década de 1960, lançou os romances "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água", "Os Velhos Marinheiros, ou o Capitão de Longo Curso", "Os Pastores da Noite", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Tenda dos milagres". Nos anos 1970, viriam "Teresa Batista Cansada de Guerra", "Tieta do Agreste" e "Farda, Fardão, Camisola de Dormir”.Suas Obras foram traduzidas para 48 idiomas,seus últimos livros foram “Tocaia Grande”,”O Sumiço da Santa” e “A Descoberta da América pelos Turcos”.
Além de romances, escreveu contos, poesias, biografias, peças, histórias infantis e guias de viagem. Sua esposa, Zélia Gattai, é autora de "Anarquistas, Graças a Deus" (1979), "Um Chapéu Para Viagem" (1982), "Senhora Dona do Baile" (1984), "Jardim de Inverno" (1988), "Pipistrelo das Mil Cores" (1989) e "O Segredo da Rua 18" (1991). O casal teve dois filhos: João Jorge, sociólogo e autor de peças infantis; e Paloma, psicóloga.É representante da segunda fase do Modernismo no Brasil, voltada aos romances regionalistas. No entanto, a obra de Jorge Amado é dividida pelos críticos literários em: 1. romances da Bahia ou proletários que retratam a vida na cidade de Salvador, como é o caso de Suor, O país do Carnaval e Capitães da areia. 2. romances ligados ao ciclo do cacau, que correspondem aos livros Cacau e Terras do sem fim. 3. crônicas de costumes, começadas com Jubiabá e Mar Morto e estendendo-se por Gabriela, cravo e canela.
Trecho do Livro Tenta dos Milagres:
No amplo território do Pelourinho, homens e mulheres ensinam e estudam. Universidade vasta e vária, se estende e ramifica no Tabuão, nas Portas do Carmo e em Santo Antônio Além-do-Carmo, na Baixa do Sapateiro, nos mercados, no Maciel, na Lapinha, no Largo da Sé, no Tororó, na Barroquinha, nas Sete Portas e no Rio Vermelho, em todas as partes onde homens e mulheres trabalham os metais e as madeiras, utilizam ervas e raízes, misturam ritmos, passos e sangue; na mistura criaram uma cor e um som, imagem nova, original.”
DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS”
A viração desatava os cabelos lisos e negros de Flor
punha-lhe o sol azulados reflexos.

No barulho das ondas e no embalo do vento.


Rompeu a aldeia sobre o mar de Itapoã,
a brisa veio pelos ais de amor, e,
num silêncio de peixes e sereias,
a voz estrangulada de Flor em aleluia;
no mar e na terra aleluia, no céu e no inferno aleluia!

Carlos Drummond de Andrade


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.


Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.


O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.


Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.

Jorge Amado: Questões

1- Os romances de Jorge Amado têm como espaço o estado da Bahia,local de sua origem.Quanto ao enredo,geralmente ele provém da vivência do escritor  e seu contato com:

a) as camadas populares da Bahia.
b) as camadas elitistas da Bahia.
c) as camadas populares do Rio de Janeiro.
d) as camadas elitistas do Rio de Janeiro.
e) as camadas populares e elitistas da Bahia.

                                        
2- Quanto ao estilo literário de Jorge Amado,pode-se dizer que ele desenvolveu uma arte literária calcada:
a) na erudição,com o uso de termos e expressões poucos populares.
b) na cultura clássica,justificada por sua preocupação em desenvolver uma literatura tradicional.
c) na narrativa oral,na técnica de contador de caso.
d) no formato realista-naturalista,voltado para a comprovação de uma tese científica.
e) no modelo arcádico,primando pela obediência aos preceitos bucólicos.

                       
Carlos Drummond de Andrade

3Refere-se corretamente a Alguma poesia, de Drummond, a seguinte afirmação:

a) A imagem do poeta como gauche revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalingüísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu-lírico se distancie ou se isole, proporcionado-lhe a comunhão com o mundo exterior.

                             
4- (...) Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
Mal redimidos da noite,
Duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos de aurora.
 
 Em 1945, Carlos Drummond de Andrade escreveu A Rosa do Povo, da qual o fragmento acima faz parte. Nele podemos verificar:
 
a) uma análise do comportamento humano, na relação cidade e campo;
b) apenas uma teoria de sua própria produção poética;
c) uma reflexão sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo;
d) uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo;
e) n.d.a.

                              
Rachel de Queiroz

5-  Leia o trecho abaixo:
 
 "Bem, é verdade que também eu não tenho piedade do meu personagem principal, a nordestina: é um relato que desejo frio. (...) Não se trata apenas da narrativa, é antes de tudo vida primária que respira, respira, respira. (...) Como a nordestina, ha milhares de moças espalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, atrás de balcões trabalhando até a estafa. Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não 
existiriam." (Clarice Lispector)
 
Em uma das alternativas abaixo, há um aspecto do livro de Clarice Lispector, A Hora da Estrela, presente no fragmento acima, que o aproxima do chamado "romance de 30", realizado por escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz:
 
a) A preocupação excessiva com o próprio ato de narrar.
b) O intimismo da narrativa, que ignora os problemas sociais de seus personagens.
c) A construção de personagens que têm sua condição humana degradada por culpa do meio e da opressão.
d) A necessidade de provar que as ações humanas resultam do meio, da raça e do momento.
e) A busca de traços peculiares da Região Nordeste.

 1-E/ 2-C/ 3-B/ 4-E/ 5- C.

exercícios sobre GRACILIANO RAMOS

1- O estilo de Graciliano Ramos, em todas as suas obras, é marcante por:
a) mostrar concisão, liguagem enxuta e estilo seco.
b) explorar concisão, linguagem erudita e estilo apoteótico.
c) empregar figuras literárias, alegorias e adjetivação intensa.
d) usar frequentemente advérbios e descrições extensas.
e) privilegiar a elaboração de teses extensas sobre os temas apresentados.



2- (UFLA) Sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) O romance focaliza uma família de retirantes, que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num degradante estado de condição humana.
b) O relato dos fatos e a análise psicológica dos personagens articulam-se com grande coesão ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens.
c) O ambiente seco e retorcido da caatinga é como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contínua sobre os seres vivos.
d) A narrativa faz-se em capítulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligação cronológica e o narrador é incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou.
e) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor.


3- (ACAFE / SC) Sobre a obra Vidas secas, é correto afirmar que:
a) a preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitualmente presente nos poemas do autor.
b) apresenta temática indianista, a exemplo do que fizera Gonçalves Dias em Os timbiras eCanção do tamoio.
c) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se.
d) Chico Bento, antes da seca, não era vagabundo, nem bandido; era um trabalhador rural. e) narra a história de um burguês, Paulo Honório, que passara da condição de caixeiro-viajante e guia de cego à de rico proprietário de uma fazenda. Para atingir seus objetivos, o protagonista elimina todos os empecilhos que se colocam à sua frente, inclusive pessoas.


EXERCÍCIOS SOBRE JOSÉ LINS DO REGO

4- De José Lins do Rego costuma-se dizer:
a) É um autor realista que retratou a vida do agreste de forma sintética, com linguagem econômica.
b) É um autor moderno, espontâneo e intuitivo, que imprimiu à sua obra forte oralidade.
c) É um autor contemporâneo, desapegado de suas tradições, por isso voltado às mazelas das grandes metrópoles.
d) É um autor atípico, cuja obra literária não está conectada a nenhuma tendência ou movimento artístico.
e) É um autor naturalista, preocupado com a experimentação científica e seus efeitos sobre as pessoas.

5- O Capitão Vitorino Carneiro da Cunha, uma das personagens mais bem realizadas da literatura brasileira, aparece como uma das figuras centrais do romance de José Lins do Rego intitulado:a) Cangaceiros 
b) Menino de Engenho 
c) Fogo Morto 
d) Usina
e) Bangüé 

EXERCÍCIOS SOBRE  ÉRICO VERISSÍMO

6- Relacione as Colunas que se referem aos romances de Érico Verissímo.
I. Roamance Urbano
II. Romance Histórico
III. Romance Político

( ) O retrato
( ) Incidente em antares
( ) Clarissa
( ) Olhai os lírios do campo

A ordem correta é:
a) I, III, II e I.
b) II, III, I e I.
c) III, II, I e II.
d) II, III, I e II.

7- Uma das personagens mais fortes de Érico Verissímo é uma mulher. Sua garra, sua determinação
e sua forte resistência perante a dor e o sofrimento transformaram-na em símbolo da mulher gaúcha. 
Estamos falando de:
a) Anita Garibaldi.
b) Clarissa.
c) Olga Benário.
d) Ana Terra.
e) Ieda Maria Vargas.







1 - E; 2- E;  3- C; 4- B; 5- C; 6- B; 7- D

Oswald de Andrade : Questões


Oswald de Andrade

1.       Considerando o conteúdo, a jacosidade e o aparente descompromisso, é possível dizer que o autor do texto da questão anterior é:
a)       Olavo Bilac.
b)       Lima Barreto.
c)       Fernando Pessoa, ele mesmo.
d)       Alberto Caeiro.
e)       Oswald de Andrade.

2.       Em 1924, Oswald de Andrade publicou Memórias sentimentais de João Miramar, romance considerado por críticos literários como a primeira grande realização da prosa modernista.
Leia a seguir um fragmento dessa obra.
Papai estava doente e vinha um carro e um homem e o carro ficava esperando no jardim.
Levaram-me para uma casa velha que fazia doces e nos mudamos para a sala do quintal onde tinha uma figueira na janela.
No desabar do jantar noturno a voz preta de mamãe ia me buscar para a reza do Anjo que carregou meu pai.
                Sobre a obra e o autor, assinale a alternativa incorreta.
a)       Evidenciam-se os fatos sob uma ótica infantil, principalmente nas orações coordenadas do primeiro período.
b)       Há referência cubista na superposição de sensações, por exemplo, “a voz preta de mamãe”.
c)       As ações, em formas de flashes lembram o desfolhar de um álbum de fotografias.
d)       O tempo e o espaço são fragmentados como se o autor descrevesse cenas cinematográficas.
e)       Registram-se, com clareza, os fatos, dentro de uma linguagem que abdica imagens, tamanha é a força de seu conteúdo.


2ª Fase do Modernismo

3.       As alternativas encerram conceituações corretas em relação à 2ª geração moderna, exceto:
a)       Irreverência histórica e despreocupação com a técnica tradicional do fazer poético.
b)       Engajamento na problemática social.
c)       Predominância da atitude regionalista na produção prosódica.
d)       Poesia de conteúdo denso e irregular quanto ao emprego ou não do rigor técnico tradicional.
e)       Temas em que se denunciam a exploração do homem pelo homem e a desigualdade social.

4.Leia o texto.

          Ritmo
O ritmo em que gemo
Doçuras e mágoas
É um dourado remo
Por douradas águas

Marque a única afirmação que não justifique a classificação do poema lido como produção da 2ª geração da poesia moderna.
a)       Versos simétricos, com sonoridade harmônica.
b)       Conteúdo intimista, pessoal.
c)       Ausência de elementos caracterizadores de uma poesia reformista.
d)       Despreocupação em rimar os versos de maneira regular.
e)       Conteúdo voltado para a descrição de experiência humana.

     

Manoel Bandeira

5.       De Manoel Bandeira se diz que realizou a obra mais equilibrada entre os poetas de sua geração. Tal assertiva só não se baseia no fato de o poeta:
a)       Ter buscado sempre o estritamente necessário para sua comunicação.
b)       Embora prosaico e coloquial, soube enxergar mais além.
c)       Recriar poeticamente o mundo, dando a sua obra cunho universal.
d)       Explorar o humor, o tom jocoso e satírico, sem vulgarizar a poesia.
e)       Colocar os sentimentos, sobretudo o amor, em tom idealizado quase utópico.

6.       O que eu adoro em tua natureza
Não é o profundo instinto maternal.
Em teu flanco aberto como uma ferida.
Nem tua pureza. Nem tua impureza.
O que eu adoro em – lastima-me e consola-me
O que eu adoro em ti é a vida.
                                               Manoel Bandeira
Destaque as alternativas a seguir os elementos presentes no poema.
a)       Rebeldia – ódio pela vida
b)       Melancolia – indiferença pelo mundo
c)       Ternura – paixão pela existência
d)       Saudade – medo do cotidiano
e)       Amargura – conformismo com o destino

7.        Quanto a Manoel Bandeira, marque falso ou verdadeiro.
a)       Defesa do falar quotidiano. (   )
b)       Ironia relativamente aos realistas do século XIX. (   )
c)       Temática popular. (   )
d)       Engajamento nas premissas da 1ª geração. (   )
e)       Ironia sobre a poética parnasiana. (   )


1-E/  2-E/  3-A/  4-D/  5-E/  6-C/  7-V,F,V,V,V 

Graciliano Ramos: Videos

Graciliano Ramos Biografia 




graciliano ramos



terça-feira, 20 de setembro de 2011

textos Érico Veríssimo


Olhai os Lírios do Campo

Olívia se aproximou de Eugênio e com um lenço enxugou-lhe o suor da testa. Estava terminada a traqueotomia. A enfermeira juntava os ferros. Ruído de metais tinindo, de mesas se arrastando. Eugênio tirou as luvas e foi tomar o pulso do pequenopaciente. A criança como que russuscitava. A respiração voltava lentamente, a princípio superficial, depois mais funda e visível. O rosto perdia aos poucos a rigidez cianótica.
Eugênio examinava-lhe as mudanças do rosto com comovida atenção. Vencera! Salvara a vida de uma criança!

A vida é boa! - pensava Eugênio. Ele tinha salvo uma criança. 
Começou a cantarolar baixinho uma canção antiga que julgava esquecida. Sorvia com delícia o refresco impregnado do cheiro da gasolina queimada. Sentia-se leve e aéreo. Era como se dentro dele as nuvens de tempestade se tivessem despejado em chuva e sua alma agora estivesse límpida, fresca e estrelada como a noite.
- Por que será - perguntou ele a Olívia - por que será que às vezes de repente a gente tem a impressão de que acabou de nascer... ou de que o mundo ainda está fresquinho, recém-saído das mãos de quem o fez?

Eugênio percorre em alta velocidade a estrada que leva à cidade, onde Olívia agoniza. "Que bom se pudesse ficar no campo, à beira da estrada, encostar as faces na frescura do capim molhado, dormir, esquecer, ser apenas uma pedra no caminho, a folha duma árvore... Fugiria à situação pavorosa de ver Olívia morta..." 

Erico Verissimo parte II

Postumamente, é lançado, em 1976, “Solo de clarineta – Memória 2”, organizada por Flávio Loureiro Chaves.

”Olhai os lírios do campo”, com adaptação de Geraldo Vietri e Wilson Aguiar Filho, é a novela apresentada pela TV Globo, em 1980, sob a direção de Herval Rossano. No elenco, Cláudio Marzo e Nívea Maria. 

A esposa do autor, Mafalda, e a professora Maria da Glória Bordini, da PUC-RS, iniciam a organização dos documentos por ele deixados, em 1982.

É instalado, no programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-RS — como projeto de pesquisa do CNpQ, o Acervo Literário de Erico Verissimo, em 1984. A coordenação fica a cargo da professora Maria da Glória Bordini.

No ano seguinte, a Rede Globo leva ao ar a série “O tempo e o vento”, adaptação de Doc Comparato e Regina Braga, direção de Paulo José, com Glória Pires, Armando Bogus, Tarcísio Meira e Lima Duarte, entre outros. 

Em 1986, o Museu de Cruz Alta torna-se Fundação Erico Verissimo.

O índice de toda a obra de Erico é informatizado através do Projeto Integrado CNpQ – Fontes da Literatura Brasileira, que o disponibiliza para consulta, em 1991.

Em 1994, seu filho Luis Fernando assume a presidência da Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo, entidade encarregada de cuidar de toda a documentação literária do escritor. “Incidente em Antares”, adaptado por Charles Peixoto e Nelson Nadotti, com direção de Paulo José e constando de seu elenco Fernanda Montenegro,e Paulo Betti, é apresentada pela Rede Globo.

A UFRS homenageia o autor, pela passagem dos 90 anos de seu nascimento, com uma mostra documental no salão de sua Reitoria. A PUC-RS realiza seminário internacional, coordenado por seu Programa de Pós-Graduação em Letras, em 1995.

Organizada por Maria da Glória Bordini, publica-se, em 1997, “A liberdade de escrever”, coletânea de entrevistas do autor sobre política e literatura.

Em 2002, a Globo inicia a edição definitiva da obra completa do autor. É inaugurado o Centro Cultural Erico Verissimo, destinado à preservação do Acervo Literário e da memória literária do Rio Grande do Sul. 
Morre Mafalda Verissimo, viúva do escritor, em 2003.